Trade marketing digital na Heineken: chave para o sucesso das vendas e relacionamento com clientes
No universo do varejo alimentar, entender a mudança no comportamento do cliente é fundamental para o sucesso das vendas. A Heineken, por meio da Gerente de eRetail – B2C, Luiza Fontana, trouxe importantes gatilhos para o trade marketing digital, destacando a importância que esse setor exerce dentro da companhia.
Com o crescimento do comércio eletrônico e o aumento da presença das marcas nas redes sociais, o papel do trade marketing digital se tornou fundamental para a aquisição, ativação e fidelização dos clientes. Isso porque ele é responsável por gerenciar a presença da marca nos canais digitais, criar estratégias de vendas e de relacionamento com os clientes, além de monitorar as ações da concorrência.
Segundo Fontana, é fundamental que o site tenha uma busca e categorização eficientes, com uso correto de palavras-chave para melhorar a experiência do usuário. É preciso também que as imagens sejam adaptadas para diferentes tamanhos de tela, especialmente em dispositivos móveis, onde mais de 80% do tráfego vem de telas menores que 5 polegadas.
A mudança no comportamento dos consumidores é outro fator que deve ser considerado pelas empresas. Como destacou a executiva da Heineken, as pessoas agora vão aos pontos de vendas muito mais preparadas e pesquisam muito mais antes de comprar um produto. Isso significa que as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade e oferecer informações claras e precisas sobre seus produtos e serviços nos canais digitais, além de criar estratégias de marketing que atendam às necessidades e expectativas dos consumidores.
Além dos seis passos citados pela gerente da Heineken, outras estratégias podem incluir a utilização de chatbots para atendimento ao cliente, a oferta de cupons de desconto e promoções exclusivas para quem se cadastrar no site da empresa, entre outras.
Informações legais, como políticas de privacidade e termos de uso, também são essenciais para aumentar a confiabilidade do site. A executiva recomenda ainda o uso de mapas de calor para otimizar o conteúdo do site, com base em dados de ferramentas e análises. Essas informações permitem retrabalhar e melhorar o conteúdo, aumentando as visitas das páginas e promovendo a fidelidade dos clientes.
Por fim, é importante ressaltar a importância do monitoramento e da análise de dados para o sucesso do trade marketing digital. É preciso monitorar constantemente as ações dos concorrentes, as tendências do mercado e o comportamento dos consumidores para ajustar as estratégias e as campanhas de marketing. Além disso, é fundamental fazer a análise dos dados do site para identificar os pontos fortes e fracos, otimizar as páginas e aumentar as conversões de vendas.
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