Comércio eletrônico multicanal: por que as marcas estão adotando essa estratégia

O surgimento de marketplaces como MercadoLivre, Amazon, Magalu, Americanas, etc trouxe mais canais do que nunca para os consumidores comprarem produtos. Usando marketplaces, a oportunidade de crescimento explosivo por meio de vendas multicanal é imensa. Muitas marcas hoje estão aproveitando uma abordagem multicanal em sua estratégia de crescimento de comércio eletrônico. Isso se deve a mudanças significativas nos custos, na concorrência e no comportamento do consumidor.

Vantagem competitiva

Por que as marcas estão adicionando mais canais à sua estratégia?

A publicidade multicanal diversifica receita, risco e público. Isso gera fluxos de receita adicionais, protege seus negócios e se expande mais rapidamente do que se você criar um canal por vez. Em última instância, essa diversidade de canais torna a sua marca mais competitiva e aumenta as chances de aumento de vendas.

Para resumir – a expansão multicanal tem tudo a ver com diversificar o risco e aumentar o potencial de receita.

Participação de mercado das principais plataformas

O MercadoLivre é o líder dos marketplaces aqui no Brasil. Mas desde o início da pandemia, outros canais correram para alcançá-lo. Em 2021, a Amazon assumiu a posição clara de segundo maior marketplace. Magalu e Americanas vêm em seguida, assim como várias plataformas de vendas que surgiram recentemente.

Estratégia para expandir sua abordagem multicanal

À medida que mais mercados se estabelecem no ecossistema, muitos lojistas se perguntam: “para qual marketplace devo expandir em seguida?”

É importante observar que a estratégia que funciona para um marketplace pode não funcionar em outros. As plataformas não são construídas de forma a permitir uma estratégia de copiar e colar. Isso significa que as marcas terão que se esforçar mais usando diferentes estratégias e entender as diferentes taxas e processos. Isso não significa gerenciar seus diferentes mercados em um silo, é importante que eles ainda sejam coesos para efeitos de controle financeiro, metas de vendas e estoque.

Prós e contras de expandir para um novo marketplace

Existem muitas vantagens em expandir seus negócios para um novo canal, daí a demanda por novos marketplaces nos últimos anos. Aqui estão apenas algumas:

  • Menos competição
  • Novos clientes em potencial
  • Divulgar a imagem da sua marca

Mas também há contras em expandir para um novo marketplace e vamos discutir alguns deles. Dependendo de qual canal você escolher, pode ser difícil entrar nessa plataforma e listar seus produtos. Como mencionado anteriormente, um novo marketplace significa uma estratégia totalmente nova. Isso pode ser difícil de executar, além de ser demorado.

Mas a ShopperMedia está aqui para te ajudar. Um de nossos serviços permite você expandir sua presença em múltiplas plataformas de maneira centralizada. Entre em contato conosco e podemos te apresentar o caminho mais rápido para isso.

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