Como o Retail Media está Revolucionando a Publicidade na América Latina: Insights do Relatório Insider Intelligence 2023
O relatório do Insider Intelligence publicado pelo eMarketer e organizado pelo Matteo Ceurvels mostra como Retail Media já é uma realidade nos planos dos anunciantes e suas agências.
A pesquisa denominada "Latin America Marketing and Retail Media Trends Survey 2023" foi executada com o apoio do IAB Brasil e seus pares IAB Arg (Interactive Advertising Bureau), IAB Chile, IAB Colombia, IAB México, IAB Peru, IAB Uruguay e IAB US
Essa pesquisa aponta que mais da metade dos anunciantes na América Latina farão campanhas nas plataformas de Retail Media nos próximos 12 meses. O Mercado Livre Brasil Livre e a Amazon são os que mais se beneficiam graças às suas soluções de publicidade robustas e maior reconhecimento da marca entre os anunciantes pan-regionais.
Outras informações interessantes:
- Necessidade de priorizar mídias que geram impacto imediato em receitas aumenta, e Retail Media está rapidamente se tornando uma força relevante no ecossistema de publicidade.
- Mídias sociais ainda dominam nossa região, mas a influência de Retail Media está crescendo na América Latina. Retail Media compete com a mídia social e os buscadores pela atenção dos anunciantes. Resultados positivos de campanhas piloto de Retail Media podem levar a um aumento nos gastos nos próximos 12 meses.
- Mercado Livre e Amazon estão acelerando a adoção de Retail Media na América Latina. Nessa pesquisa, a Amazon teve o maior reconhecimento de marca, mas o Mercado Livre foi o preferido pelos anunciantes. Players locais como Magazine Luiza e americanas s.a. estão ganhando espaço no Brasil, enquanto o Rappi concorre com o Mercado Livre e a Amazon na Colômbia. Novos players surgirão, mas o Mercado Livre continua bem posicionado para liderar o mercado na região.
- Os anunciantes na América Latina valorizam a qualidade do tráfego em detrimento da quantidade. Eles classificaram a qualidade do tráfego como o fator mais importante ao decidir quais redes Retail Media irão usar. O retorno do investimento em publicidade (#ROAS) seguiu de perto, pois os anunciantes priorizam o ROI em tempos de incerteza econômica.
- As políticas econômicas da América Latina apresentam desafios significativos para os anunciantes. Inflação alta e crescimento econômico estagnado foram as principais preocupações dos entrevistados, especialmente na Argentina. Além disso, a instabilidade política e o aumento do desemprego estão afetando a confiança e a qualidade de vida do consumidor. O dinamismo da região exige adaptabilidade; os anunciantes devem monitorar de perto os desenvolvimentos do mercado e ajustar as estratégias rapidamente.
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